Baixa acuidade visual

Os casos de pessoas diagnosticadas com problemas relacionados à visão  tem tido um grande aumento, muitos acreditam que tenha sido devido ao uso frequente, e nada saudável, de aparelhos tecnológicos como o celular.

São vários os problemas que se podem desenvolver por motivos variados, como a idade, histórico familiar, acidentes e entre outros casos que afetam a saúde e qualidade da nossa visão.

Do que se trata a baixa acuidade visual? 

Esse problema que pode variar entre algo simples até algo mais grave e irreversível, se trata de uma determinada dificuldade de enxergar com qualidade melhor nitidez o que está ao nosso redor.

Ou seja, o paciente que é vítima desse agravo à saúde se vê em uma situação onde identificar detalhes de uma imagem será uma tarefa complicada e até exaustiva, podendo até mesmo desenvolver outros problemas de visão como a miopia.

Pessoas que devem lidar com esse problema devem recorrer a medidas de precaução e de tratamento para se curar ou minimizar os danos provocados por esse problema e, assim, viverem de forma mais feliz e normal.

Tal problema é algo bastante complexo em alguns casos e pode variar de pessoa para pessoa os métodos de tratamento e cuidado, o importante é buscar identificar o quanto antes para que algo pior se desenvolva.

Como identificar? 

Um dos sinais da baixa acuidade visual é a visão mais turva, dores de cabeça e, como já mencionei anteriormente, a difícil de distinguir os detalhes de algo e até mesmo o um comprometimento parcial do ato de enxergar.

Após identificar algum dos sintomas ou apresentar já sinais de ter uma pré-disposição genética a desenvolver esse tipo de problema com facilidade, o recomendado é buscar ajuda e aconselhamento oftalmológico.

Ao procurar um oftalmologista, provavelmente será realizado o exame de Snellen, que consiste em posicionar o paciente a uma distância de, aproximadamente, seis metros na frente de um quadro.

Nesse quadro, chamado de quadro Snellen, estará presente uma série de letras em tamanhos diferentes, em alguns casos pode ser ter números ou símbolos para o paciente identificar e falar em voz alta.

Após esse procedimento, é capaz de descobrir se o paciente possui alguma dificuldade em enxergar, e a partir disso, é feito exames mais detalhados caso seja necessário, tudo visando o melhor para o paciente.

Qual a origem? 

A baixa acuidade visual pode ser resultado de muitos problemas, um deles é a dúvida e ou deficiência do cérebro de interpretar e identificar as imagens, o que faz o indivíduo ter dificuldade em enxergar.

Também se pode desenvolver baixa acuidade visual a partir de doenças oculares que você já possui e resultou nesse agravo e comprometimento da visão. Por isso é necessário tratar os problemas de saúde com emergência.

Afinal, problemas de saúde podem se agravar ao ponto de que podem gerar outros problemas de saúde e te deixar com novos danos à saúde, deixando seu bem-estar em risco desnecessariamente.

Normalmente o público que mais sofre com a baixa acuidade visual é o público acima dos quarenta, mas atualmente o público mais jovem tem tido um crescente aumento nesse assunto, isso só reforça a necessidade realizar exames periodicamente.

É necessário usar óculos?

Como já foi dito, esse problema de visão pode variar de pessoa para pessoa, mas algumas podem necessitar do uso frequente de óculos de grau ou lentes de contato para manter sua visão funcional.

Em alguns casos é necessário submeter o paciente a cirurgias de correção e uso de medicamentos para tratar com mais intensidade e evitar o surgimento de problemas ainda maiores que podem causar males irreversíveis.

Pessoas que possuem baixa acuidade visual podem desenvolver ou já possuir outros problemas de visão como, por exemplo, astigmatismo, miopia ou até mesmo a hipermetropia.

Este artigo foi produzido pelos redatores do Conpass e Combata Dengue